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Curso de Técnicas de Vocal
Curso de Técnicas de Vocal

Programa, o que você irá aprender:

  • Relaxamento
  • Aquecimento Vocal
  • Classificação Vocal
  • Respiração
  • Vocalizes

 

 

Relaxamento

O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários. E no caso do cantor, o seu instrumento é o próprio corpo!

Você estuda, trabalha, namora, enfrenta o trânsito… É claro que é quase impossível estar permanentemente relaxado. E o pior é que muitas vezes você não se dá conta do quanto esta tensão se reflete nos seus músculos – principalmente pescoço, ombros e costas. A nossa idéia é facilitar a consciência corporal – quer dizer: com estes exercícios, você pode melhorar a percepção do que acontece com seu corpo num dado momento.

 

 

Veja alguns exercícios de relaxamento:

Exercício 01

Bem devagar, faça movimentos com a cabeça: primeiro para a frente, como se fosse encostar o queixo na base do pescoço; para trás, fazendo o queixo apontar para o teto; para cada um dos lados, como se fosse levar cada orelha ao ombro (atenção: não eleve o ombro, é a cabeça que se move!).

Exercício 02

Sempre devagar, faça movimentos de rotação com a cabeça. Deixe os ombros relaxados. Se ficar tonto, leve a ponta da língua ao céu da boca e aperte.

Exercício 03

Faça movimentos circulares de rotação com os ombros – primeiro de trás para a frente, depois invertendo a direção.

Exercício 04

Em pé, procure alcançar o teto com as mãos. Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as lateraisl do tronco. Então, deixe o corpo “desabar” para a frente, com as mãos em direção ao solo. Deixe a cabeça relaxada também (não tente olhar para a frente). Vá então levantando bem devagar, começando sempre pela cintura – a cabeça será a última a voltar à posição ereta.

Exercício 05

Esfregue as mãos para aquecê-las. Massageie então o seu pescoço, começando atrás das orelhas e descendo até os ombros. Descubra onde estão os pontos mais tensos e tente “acalmá-los” com as pontas dos dedos.

 

 

Aquecimento Vocal

Técnicas para os lábios

Esse exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente, elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devem ficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultado desta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.

Técnica da língua

Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R. Para a execução desta técnica, também deve-se elevar o diafragma fazendo com que este proporcione um bom apoio. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero em movimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.
 

Técnicas com a letra M

Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e, sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).

O efeito deste M interno nada mais é do que a própria preparação bocal que fazemos normalmente para que possamos pronunciar palavras que comecem com esta letra, porém, esta preparação será agora prolongada.
Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaço dentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar em contato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porém prolongado e com a boca fechada.

É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo de sustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente na pronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.

Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.
Este M interior, é muito utilizado na forma de “mantra” (sons utilizados no processo de meditação, que possuem significados importantes nas religiões orientais) e o ideal é que seja pronunciado como forma de reflexão do som que todos nós possuímos e queremos aprender a usar.
Mais uma vez quero ressaltar a importância da elevação do diafragma. Para isso, você pode, a princípio, contrair a barriga, descontraindo-a gradativamente a medida que o exercício é realizado e o ar inspirado no início é solto.
Quando falo das bochechas com caixa de ressonância, é para conscientiza-lo que, trazer a vibração do som exclusivamente para a garganta é um “suicídio vocal” ou seja, um convite a rouquidão ou a aquisição de nódulos vocais, entre outros danos.
Por fim, quero colocar que estes exercícios servem como um aquecimento para as cordas vocais, como um início de utilização do diafragma e devem ser feitos descontraidamente, pois desta forma serão incorporados, assim como a ginga natural de um bom sambista

 

 

Classificação Vocal

Existem 3 classificações básicas para a voz masculina e para a voz feminina como indicado abaixo:

HOMENS

MULHERES

BAIXO (Voz Grave)

CONTRALTO (Voz Grave)

BARÍTONO (Voz Média)

MEIO-SOPRANO ou MEZZO-SOPRANO (Voz Média)

TENOR (Voz Aguda)

SOPRANO (Voz Aguda)

Para saber a sua classificação vocal, você tem de ser avaliado por um professor de Canto/Técnica Vocal que irá, através de exercícios vocais (vocalises) classificar sua voz dentro das três opções acima.

 

Respiração

O controle da respiração é fundamental para quem quer cantar. Será que você está aproveitando toda a sua capacidade respiratória?
Na inspiração, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica numa posição baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o tórax e elevando o diafragma, o ar sai (expiração).

Para a produção da voz, porém, é importante pensar na inspiração e na expiração como sendo um mesmo processo, um único movimento. O alargamento do tórax deve ser aproveitado ao máximo enquanto se produz o som – o cantor está sempre numa atitude de inspiração, mantendo assim o tóxax aberto e o diafragma abaixado.

Nesta condição, ele tem todo o controle (apoio) necessário à produção do canto. A cada nova frase cantada, o processo se repete: o tórax encolhe para expulsar o resto de ar “antigo” e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a próxima frase.

Veja alguns exercícios de respiração:

Exercício 01

Inspirar “deixando o ar entrar” sem pressa (NÃO PUXE O AR); sinta o ar ir entrando e ampliando as suas costelas (movimento lateral na região logo acima da cintura). Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona).
Atenção: NÃO LEVANTE OS OMBROS NEM ESTUFE O PEITO! Cuide também para que a musculatura do pescoço não esteja tensionada.

Exercício 02

Inspire conforme descrito no exercício 1; na expiração, faça um som de FFFF contínuo, tentando manter a abertura das costelas – isso vai controlar a velocidade com que as costelas se retraem. A barriga deverá permanecer no “ponto zero”, ou seja, levemente contraída, desta vez fazendo o som “FFFFF…” (contínuo) durante a expiração. Procure manter o som homogêneo, estável, sem variação de intensidade, e durante um tempo confortável, sem exageros.

Exercício 03

Repetir o ex. 2, agora fazendo sons bem curtos em “F” (stacatto). A cada som corresponde uma expansão do tórax (como se quizesse alargar ainda mais a cintura).

Exercício 04

Alternar os exercícios 2 e 3: F – F – F – F – FFFFFFFFFFF (stacatto / contínuo).

Exercício 05

Repetir os exercícios com os sons de SSSS e depois com CH____. Marque o tempo confortável para manter um som contínuo, homogêneo, sem oscilações. A partir deste tempo básico, comece a tentar aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade.

 

Vocalizes

Vocalizes são pequenas frases musicais que utilizamos como exercício para o treinamento da voz.
Veja a seguir alguns pontos fundamentais para executar qualquer vocalise:

Mantenha uma atitude relaxada (mas não “largada”). Sua coluna deve estar reta, e seu peso distribuído uniformemente sobre as duas pernas. Rosto, pescoço e ombros devem estar livres de tensão. Se puder, faça antes algum exercício de relaxamento.
Controle a respiração de acordo com as intruções de seu professor de canto. Se possível, faça antes dos vocalises alguns exercícios respiratórios.
Procure bocejar antes dos exercício. Durante o bocejo, você eleva naturalmente o palato e abaixa a base da língua; além disso, o som do bocejo é um excelente modelo para a sonoridade da voz cantada.

Peça sempre a opinião do seu professor sobre a execução e os resultados dos vocalises. Peça a ele que oriente você sobre a extensão dos exercícios.
 

Atenção 1: Esteja sempre atento para não abusar da sua voz. Só o seu professor pode determinar a hora de expandir os seus limites vocais. Os vocalises aqui apresentados destinam-se apenas a treinar o que já é feito em aula. Atenção 2: Ouça atentamente o acompanhamento. Nas primeiras vezes você pode ouvir a melodia tocando junto, para guiá-lo; depois, quando se sentir seguro, é só “desligar” a melodia.

 

Exercício 1 – Vocalise de Aquecimento

Os vocalises de aquecimento devem ser feitos no início de cada aula, ou então antes de um show ou gravação. Estes exercícios preparam o cantor para uma atividade intensa.

Depois de memorizar a frase musical e a “letra”, você vai repetir a frase diversas vezes e em diversas tonalidades, “subindo” e “descendo”, junto com o acompanhamento.

Depois de memorizar a frase musical e a “letra”, você vai repetir a frase diversas vezes e em diversas tonalidades, “subindo” e “descendo”, junto com o acompanhamento.

Exercício 2 – Articulação

Exercício 3 – Extensão Vocal

Se preferir, pode substituir a letra por combinações de duas vogais (MO-I-O-I-O, VE-O-E-O-E, etc).

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